Prezados clientes e parceiros,
A Diálise vem a público alertar quanto a tentativas de golpe que ocorrem atualmente no mercado. Tivemos conhecimento que fraudadores tem enviado boletos falsos aos nossos clientes em nome da nossa empresa.
É importante ressaltar que as notas fiscais e boletos emitidos são registrados em bases públicas governamentais e podem ser acessados por terceiros sem grandes dificuldades. A maior parte dos golpes são aplicados utilizando essas informações públicas (No da nota fiscal, e-mail do cliente, valores de parcela e outros) para se passar pelo Fornecedor.
Pedimos que redobrem os cuidados e separamos abaixo algumas dicas importantes no momento de pagamento do boleto:
- Antes de confirmar o pagamento, confirme todas as informações. Verifique se todos os dados que estão no boleto conferem com os que aparecem na tela e principalmente se são da empresa que você contratou o serviço.
- Baixe seu boleto em sites seguros: Caso precise emitir uma segunda via de boleto, opte por acessar o site oficial do banco ou contacte diretamente a Diálise que enviaremos o boleto. Como se trata de uma transação financeira, verifique se o site é criptografado – basta ver se a URL do site começa com HTTPS e se está acompanhada de um cadeado;
- Cuidado com boletos enviados por e-mail: muitas pessoas mal-intencionadas tentam se passar por empresas confiáveis. Elas fazem você acreditar ser só mais um boleto daquela sua compra, mesmo que esteja acostumado a receber boletos por e-mail. Sempre confira se o remetente é o mesmo e se o domínio do e-mail é o autorizado pela empresa que te forneceu. Nosso domínio é dialise.com.br.
- Cuidado com boletos enviados por WhatsApp, SMS ou redes sociais: Desconfie se você receber mensagens no WhatsApp ou nas redes sociais pedindo o pagamento de um boleto. Em caso de dúvida, contate nosso financeiro através do celular/WhatsApp (71) 98153-1639/(71) 98108-5856 ou seu vendedor / representante comercial;
- Tenha antivírus no computador e evite redes Wi-Fi públicas: Existem vírus, como o chamado Bolware, que são capazes de alterar o código de barras de um boleto. Mesmo se ele for baixado de um site seguro, o valor pago vai direto para a conta do criminoso. Para evitar isso, proteja dispositivos, como seu computador, com antivírus. Além disso, evite utilizar redes Wi-Fi públicas para esta finalidade, para que não tenham acesso aos seus dados e às suas transações financeiras;
- Fique alerta, especialmente, ao recebimento de mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição do boleto de cobrança, inclusive sob justificativa de desconto, desconfie e entre em contato com a gente, pois ao efetuar o pagamento do novo boleto recebido os recursos serão desviados para outra conta, portanto, não haverá a liquidação da obrigação prevista;
- Verifique se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto. Um boleto do Banco do Brasil sempre começará com 001, do Itaú com 341, Santander com 033 e Sicoob com 756. Os números bancários podem ser checados no site da Febraban;
- Confira os dados do beneficiário no boleto: Confira, durante o lançamento no banco, o CNPJ e o nome de Razão Social ou o nome fantasia da empresa. Fique alerta, principalmente, se aparecer o nome de uma pessoa física como beneficiário. Nossos boletos sempre são emitidos em nossa titularidade (Diálise Comércio e Importação LTDA – CNPJ: 11.407.854/0001-03);
- Confira seus dados no boleto: Confira seus dados pessoais (dados do pagador) checando o CNPJ e o nome de Razão Social ou o nome fantasia da empresa. Se você não reconhecer algum deles, não pague o boleto, faça contato com a gente;
- Prefira a leitura automática do código de barras: Efetue a leitura do código de barras no caixa eletrônico ou com a câmera do celular. Em muitos golpes, o código de barras é adulterado ou apresenta falhas para você ser obrigado a digitar o código. Por isso, se você já não consegue ler o código de barras automaticamente, fique atento, pode ser um golpe do boleto falso;
- Após ler o código de barras, cheque as informações. Só autorize o pagamento se todos os dados estiverem iguaizinhos;
- Outra opção segura indicada é o pagamento através do serviço de DDA (débito direto autorizado) direto no seu gerenciador financeiro. Caso não conheça ou ainda não tenha acesso, seu gerente bancário pode te auxiliar nisso;
Se ainda assim você não conseguir identificar e pagar o boleto fraudado, comunique seu banco e faça um boletim de ocorrência o mais rápido possível.
Acesse os links abaixo para mais dicas de segurança envolvendo pagamentos bancários:
Atenciosamente,
Setor Financeiro e de Tecnologia
Diálise.